A importancia do Fado em Lisboa
A importancia do Fado em Lisboa
A identidade do país está espelhada na cultura do fado. Preparamos para si um artigo para ficar a conhecer mais sobre a história do fado em Lisboa.
Conhecido mundialmente, o Fado foi recentemente considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Percebe-se porquê, já que este estilo musical espelha muita da identidade do país. Os portugueses carregam em si, desde o período dos Descobrimentos, um sentimento de melancolia que é expurgado através da música.

Mais do que notas de guitarra, o Fado faz parte do património nacional, que está ligado à sensação de saudade (aliás, palavra apenas existente nos nossos dicionários, sem tradução literal noutro idioma) e é uma herança que é passada de geração em geração. Por isso mesmo, é extremamente importante para os portugueses e conquista, obviamente, os internacionais que nos visitam. O Fado é, normalmente, interpretado por um vocalista, o fadista, na companhia de uma guitarra portuguesa e de uma guitarra clássica. O Fado conquista tantas pessoas também pela simplicidade da sua estrutura melódica e pela valorização da voz em todos os repertórios cantados. A evocação e a poesia, que apelam à comunhão entre intérprete, músicos e ouvintes, com um grande pendor sentimental são outros dos seus charmes.

A sua história remonta ao século XIX, na cidade de Lisboa, com as canções a focarem-se em temáticas sociais, do quotidiano e de emergência urbana. A partir daí, ganhou expressão, passando também a desempenhar um papel importante noutras formas artísticas, como em festas populares ou nas artes cénicas, tendo sido incluído nas muitas Revistas Teatrais.

Com Amália Rodrigues, considerada a rainha do Fado, este estilo musical catapultou-se internacionalmente. A cantora serviu como inspiração para centenas de outros artistas e chegou a ser convidada para cantar para monarcas e presidentes de todo o mundo. As canções de Amália estão também ligadas à história portuguesa, especialmente na altura da ditadura, em que serviam como expiação das necessidades que o povo português atravessava.

Esta ligação com a diva, originária da capital, explica a influência do Fado na cidade de Lisboa. Aliás, é comum, especialmente nos Bairros de Alfama e da Mouraria, a existência de várias casas de fado, onde se podem ouvir várias atuações ao vivo de novos talentos do fado. Também na capital, pode encontrar o Museu do Fado, que conta toda a sua história e muitos outros pormenores deste símbolo da cultura portuguesa.

VENHA CONHECER LISBOA E A CULTURA DO FADO

Se não existissem já tantos bons motivos para visitar Lisboa, o Fado é apenas mais um pretexto para passar uns dias na capital portuguesa e descobrir novos talentos do fado português.

Com uma localização privilegiada, perto dos acessos a uma vasta rede de transportes que o levam a qualquer ponto da cidade, e a partir do qual pode deslocar-se a pé para os Bairros de Alfama e da Mouraria, está o Dream Chiado Apartments. Estes apartamentos T0 novos, dispõem de cozinha totalmente equipada, TV, ar condicionado, secador, amenities, cofre, TV e wi-fi gratuito. O design moderno, bem como a boa luminosidade que oferecem são perfeitos para estadias mais prolongadas, em grupo ou sozinho.

Venha conhecer a capital, apaixone-se pelo Fado e fique hospedado com conforto no Dream Chiado Apartments. Faça já a sua reserva no nosso site, desfrute das nossas promoções, ao melhor preço!

Blog